Header Ads

Relações ecológicas contra arboviroses


Como todos já sabemos arboviroses são doenças transmitidas por artrópodes e atualmente as principais arboviroses são dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika vírus. Todas essas viroses são transmitidas pelos famosos mosquitos e a melhor forma de combatê-los é interromper o ciclo de vida deles. Veja abaixo alguns métodos para auxiliar na erradicação dessas doenças. 
 
Peixes à caça de larvas 
 
Alguns estudos vêm sendo feitos sobre o uso de pequenos peixes no controle de mosquitos em águas urbanas. Fala-se dos guarus, das molinésias, dos lebistes e até os betta, como especialmente vorazes e rápidos na caçada às larvas, que é o primeiro estágio da vida dos mosquitos como o Aedes aegypti, Culex e Anopheles. Em El Salvador, essa prática vem ajudando a controlar a epidemia de dengue desde 2012. 
 
Planta atrai libélula e libélula come mosquito 
 
Existem plantas que ajudam no controle das populações de mosquitos, atraindo seus predadores. Este é o exemplo da leguminosa Crotalária. Uma planta de fácil cultivo, com flores de um amarelo exuberante que atrai libélulas, caçadoras especializadas na caça de mosquitos. 
 
Inseticida biológico 
 
Em Bebedouro, interior de são paulo, um fato surpreendente: de 6 mil casos de dengue passou para apenas 3 casos após o uso de um inseticida biológico feito à base de bacillus turinguensis, uma bactéria capaz de matar a larva do mosquito. Soluções ecológicas são sempre bem-vindas, aliás, são fundamentais já que a quantidade de mosquitos existentes nas cidades brasileiras deriva diretamente dos desequilíbrios ambientais provocados pelo ser humano - águas paradas, lixo acumulado, uso de agrotóxicos que extermina os insetos benéficos como as libélulas, o monocultivo que destrói o equilíbrio biológico necessário a que vetores e seus predadores controlam suas populações.